MELASMA, MELHOR PREVENIR DO QUE TRATAR?

Manchas escuras, de formato irregular, sem causa definida, que atingem principalmente as mulheres. O melasma não é contagioso e também não causa danos a saúde, porém, por se tratar de um transtorno estético, podem provocar danos psicológicos nos que são afetados por ele.

Existem vários tratamentos que podem auxiliar no combate do melasma, mas precisamos entender que, um dos melhores aliados contra essas indesejáveis manchas é prevenção.

 

COMO PREVENI-LO

 

1 – USO DE PROTETOR SOLAR

Sabemos que um dos principais fatores que desencadeiam o aparecimento do meslama é a exposição solar, por esse motivo o uso constante de protetor solar é indispensável. Use filtros com fatores de proteção FPS acima do 30 e reaplique-o de 2 em 2 horas, isso mesmo, de 2 em 2 horas. Novos estudos mostram que os protetores solares químicos perdem grande parte de sua eficiência 2 horas após a aplicação . Ahhh, e não se esqueça, está nublado, choveu? Use o protetor solar mesmo assim.

Mas a luz solar não é o único vilão nesse caso. A luz visível (lâmpadas, telas de celulares, de tabletes, de computadores) e a permanência em ambientes internos com temperatura elevada, também provocam pigmentação da pele, e por esse motivo, o uso de um protetor solar físico é indispensável. Os protetores com cores são um ótimo exemplo e um excelente aliado contra as luzes visíveis. O uso de maquiagem também auxilia bastante na proteção física contra as luzes visíveis.

 

2 – USO DE CHAPÉUS, BONÉS E SOMBRINAS

Ainda quando o assunto é proteção contra raios UVA e UVB, não podemos contar somente com a proteção proveniente de protetores solares, sejam eles químicos ou físicos. Excelentes opções para essa composição de proteção são óculos de sol, roupas com proteção UV, chapéus, bonés e sombrinhas. Aposte sempre em um look preventivo.

 

3 – INVISTA EM ALIMENTOS QUE SÃO AMIGOS DA PELE

A prevenção do melasma pode começar de dentro pra fora. Alguns alimentos, ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, auxiliam na proteção solar, como, por exemplo, o espinafre, as amêndoas, a cenoura, a goiaba e o cacau.

 

4 – FIQUE CALMA!

Procure não se estressar; os hormônios liberados quando você fica estressado ajudam a ocasionar e podem também piorar o melasma. Exercícios físicos, meditação e ioga te ajudam a relaxar e são bons aliados na prevenção do problema.

 

Previnir o melasma não é tão complicado. Pequenas ações corriqueiras podem te trazer grandes benefícios contra essas famosas manchinhas que tanto atrapalham em nossa autoestima. Fique sempre atento!

 

Hoje nos fixamos em algumas ações que nos ajudam na prevenção do melasma. No nosso próximo texto vamos falar de seus tratamentos.

TRATAMENTOS

 

 

Em nosso texto anterior (MELASMA, E AGORA? –  15/05/2019), falamos sobre o que é o melasma, quais são seus tipos e de como ele surge. Se você ainda não leu, corre lá, está bem legal!

 

Dr. Amarilho Soares Júnior

Médico, CRM/SP 157417, responsável pela Vie Privilège Clinique.